12 dezembro, 2008

Itália e Portugal, Sabóias e Braganças

- O Renascimento e os Descobrimentos!

Itália e Portugal, grandes países do sul da Europa ou do Mediterrâneo do Norte, nem sempre foram estados-nação como hoje os conhecemos e são reconhecidos internacionalmente. As suas histórias, os seus passados, as suas culturas, as suas maneiras de estar e de ser, os seus Povos afirmaram-se e projectaram-se no Mundo com uma filosofia e uma estratégia onde o Sonho, a Aventura, a Fé e o Humanismo consubstanciaram realidades e trajectórias distintas.
Em paralelo grandes projectos, grandes viragens históricas, eloquentes páginas de mudança e vanguardismo, grandes movimentos criativos de pensamento e acção e um denominador comum – a emotiva e quase sensual atracção pela Arte e pelo Belo!

Duas páginas ímpares da História Mundial foram escritas por Italianos e Portugueses e, só estes as poderiam ter assinado por maioria de razões, pois foram realizações, notáveis e grandiosas obras de gerações, onde à Razão se sobrepôs o Coração!
Dando “novos mundos ao Mundo”, surpreendendo e espantando o velho Mundo, Itália e Portugal, ficarão para a posteridade inquestionavelmente ligados, respectivamente, ao Renascimento e aos Descobrimentos! E, com estes enormes e revolucionários acontecimentos e movimentos, durante muito tempo Itália e Portugal, marcaram uma época, um rumo e um futuro. Garantiram, por assim dizer, o seu lugar no Olimpo dos transcendentes feitos e épicas epopeias.

Como naqueles tempos, as caravelas portuguesas, levavam mensagens de Fé, de Esperança e de Fraternidade, também hoje nos sentimos impelidos a trazer até Vós uma renovada ideia de um Futuro de melhor e maior bem estar para Todos quantos acreditam com Fé e Esperança na perpetuação de Valores perenes e ancestrais, os mesmos Valores que os nossos Maiores e os Maiores dos nossos Augustos Reis, conseguiram levar na evangelização e pacificação dos Povos da África, das Índias Orientais e das Novas Américas.

Contudo, para que esta noção de grandeza e, ao mesmo tempo, de despojamento ecuménico, fosse uma realidade, as velhas monarquias feudais sofreram transformações, mutações, sociabilizações, consolidações e protagonismos a que não serão estranhos verdadeiros líderes ou chefes que, com as suas particulares características e as suas peculiares circunstâncias romperam com a ordem estabelecida e criaram pela espada e pela cruz uma nova ordem, novos estados, novos reinos, novas dinastias e, mais do que isso…novos Mundos!

Itália e Portugal, também unidos por laços duradoiros, reais matrimónios, contratos dinásticos, excelentes relações diplomáticas, acordos políticos, económicos e culturais, que aproximaram gerações das Famílias Reais de Sabóia e Bragança, souberam consolidar correntes de pensamento e acção, que se perpetuam ainda hoje nas reais pessoas de Sua Alteza Real o Príncipe Vittorio Emanuele, Duque de Sabóia e de Sua Alteza Real o Senhor D. Duarte João, Duque de Bragança.

No tempo e no modo, fica a memória e a saudade de um grande chefe de estado português, de um soberano marcante, de um cientista e um artista reconhecido internacionalmente, de quem se evocam a vida e a obra e comemora este ano o centenário do seu trágico e bárbaro assassinato – Sua Majestade o Senhor D. Carlos I, um Rei que antes de o ser, já o era, numa alma nobre e num coração bom, onde se cruzavam o sangue italiano dos Sabóia e o sangue dos antigos e reais Braganças!

Sem comentários: