30 julho, 2009

Publicações e Citações de T. R. de Souza no Google Scholar

Citações coligidas por John M. Pimenta Wheaton IL USA E-mail: johnpimenta@gmail.com =================================================
Ficheiro Pdf ---> http://bit.ly/vddV2

24 julho, 2009

Frei Manuel do Cenáculo

Via Manuscritos Digitais aqui ficam algumas leituras interessantes sobre Frei Manuel do Cenáculo, é só seguir o link no final do texto.

O sítio na Internet da Biblioteca Pública de Évora disponibiliza a partir de hoje um importante trabalho que certamente interessará todos (e são muitos, felizmente!) os estudiosos ou simplesmente interessados na figura e na obra do Arcebispo de Évora.Trata-se de “Frei Manuel do Cenáculo : Contribuição para uma bibliografia passiva”, da autoria de Maria Luísa Cabral; é uma extensa e cuidada bibliografia do fundador da Biblioteca Pública de Évora, anotada e enriquecida com uma esclarecedora introdução.À autora são devidos os nossos agradecimentos por pôr desta forma à disposição de todos o resultado do seu árduo trabalho e por ter escolhido o sítio na Internet da BPE para o fazer.
O documento pode ser acedido a partir do seguinte endereço:

http://www.evora.net/bpe/cenaculo.htm

Paulo Medeiros

21 julho, 2009

J.M. Mendes - Licenciado em História aos 73 anos

Natural da freguesia de Figueiró da Serra, onde nasceu há 73 anos, José Maria Mendes acaba de concluir a sua licenciatura em História, com a classificação de 17,5 na Universidade Lusófona de Lisboa.
Antes, a iniciativa de instalar o núcleo museológico em Figueiró da Serra, a pequena obra intitulada ‘Figueiró da Serra - Apontamentos sobre a sua História’, a par de uma manifesta preferência por temas históricos enquanto correspondente (de longa data) de "Notícias de Gouveia", constituíram sintomas claros de uma verdadeira paixão pela História que somente uma vida profissional intensa impediu de se manifestar.
Bairrista plenamente assumido pela sua terra e pelo seu concelho, defendeu, como dissertação da sua licenciatura, um trabalho que tem por tema ‘O desenvolvimento do museu regional português e a sua expressão no concelho de Gouveia. Quatro dos seus museus de referência’, trabalho que, provavelmente, será objecto de novos desenvolvimentos no decorrer da aquisição de diferentes valências.

Leia a entrevista inteira: clique aqui

16 julho, 2009

A internet portuguesa há 500 anos

Há dois anos, por altura da inauguração em Washington de Encompassing the Globe, Holland Cutter, do New York Times, descrevia Portugal como "uma faixa de terra a correr ao longo da margem atlântica de Espanha" e começava a sua crítica à exposição num tom de informalidade e despreocupação científica susceptível de arrepiar muitos especialistas europeus. Com estas palavras: "Um facto pouco conhecido: uma versão da Internet foi inventada em Portugal há 500 anos por um punhado de marinheiros com nomes como Pedro, Vasco e Bartolomeu. A tecnologia era primária. As ligações eram instáveis. O tempo de resposta era glacial. (Uma mensagem enviada nesta rede poderia levar um ano a chegar.) Eles aguentaram tudo isso. Estavam ansiosos por aceder ao mundo."
Cutter, que em Abril último ganhou um Pulitzer, referia-se assim às vias de informação e miscigenação que os Descobrimentos portugueses criaram, com dados sobre cada uma das novas regiões e populações a passar por vezes de nau em nau e a chegar à Europa na forma de relatos, desenhos, pinturas e objectos, mas também animais e matérias-primas até então desconhecidos e recebidos como extraordinários naquele que acabaria por ganhar o cognome de Velho Continente. Uma boa analogia.



Ver mais ----> Clique aqui

13 julho, 2009



CONVITE

 

A Academia Internacional de Heráldica (Portugal), o Núcleo Lusófono da História

e a ACD – Editores, têm a Honra de Convidar V. Exa., Familiares e Amigos, para a cerimónia delançamento do livro “S.M. o Rei Juan Carlos I de Espanha – O Amigo de Portugal – Notas de Genealogia e Heráldica”, de Vítor Escudero que terá lugar pelas 18.00 horas, da próxima Quinta-Feira, dia 23 de Julho, no Auditório Victor de Sá, daBiblioteca da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

(Avenida do Campo Grande, nº 380 – B), em Lisboa.

 

Dignam-se apresentar a obra os Senhores Professores Doutor Carlos Antero Ferreira, DoutorAntónio de Sousa Lara e Arquitecto Segismundo Ramires Pinto.

 

A cerimónia será Presidida por S.A. o Senhor Dom Miguel de Bragança,

Infante de Portugal e Duque de Viseu,

e pelo Senhor Professor Doutor Teotónio R. de Souza, Director do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

 

Na altura, será apresentado o Monumento de Homenagem a S.M. o Rei de Espanha, da autoria do consagrado Escultor Alberto Germán.

01 julho, 2009

CONTINUANDO A ‘NOSSA’ HISTÓRIA

- Aproveite a oportunidade do exame para mais de 23 anos


Agora que o Verão se aproxima a passos largos, com dias grandes e maravilhosos, cheios de sol, é tempo de reflectir no que somos e no que queremos, ainda, SER!
Temos a oportunidade de escutar o nosso coração, aferir a nossa satisfação interior e tomar decisões rumo ao FUTURO!
“Aprender até morrer”, diz o nosso Povo e com razão! E, eu, acrescento… ganhar novos conhecimentos e ter novas competências é um aliciante desafio para quem procura ou quer consolidar o seu emprego; para quem, já reformado, necessita de ocupar o vazio do seu tempo; ou, ainda, para quem do estudo e do ensino quer fazer um novo percurso alternativo.
Um projecto com Sucesso, Actualidade e Transversalidade, nesta amálgama castradora da sociedade da globalização é a Licenciatura em HISTÓRIA!
Com 10 (dez) Anos de existência o Curso de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias é uma Sólida, Prestigiada e Dinâmica Realidade!
Com uma interessante mais valia: é o único CURSO DE HISTÓRIA, na cidade de Lisboa, em Horário Pós Laboral.
Para saber mais, clique aqui: http://fcsh.ulusofona.pt/index.php/historia
Todos os interessados podem e devem, ainda, utilizar o seguinte endereço para se inscreverem online: http://tinyurl.com/3473k6
Para os Candidatos, com mais de 23 anos, a próxima chamada/prova de admissão é já no próximo dia 15 de Julho. Eu falo por mim! Acabei de terminar o meu primeiro ano da licenciatura em História na Universidade Lusófona! Fui muito bem integrado pelo Núcleo Lusófono da História! Ganhei novos Amigos! Sinto uma enorme realização pessoal! E, estou, muito Satisfeito!
VENHA DAÍ… CONTINUAR A ‘NOSSA’ HISTÓRIA!
Vítor ESCUDERO