18 abril, 2011

As Universidades de Investigação: O seu passado, presente e futuro

As universidades de investigação são instituições complexas com papéis académicos e sociais múltiplos. São institutições nacionais que contribuem para a sua cultura, tecnologia e sociedade, mas são também instituições internacionais que fazem ponte com as tendências globais de conhecimento e ciência. São hoje altamente reconhecidas pela sua importância, mas muitos países não conhecem a sua complexidade e os recursos que são precisos para as criar e sustentar. As universidades de investigação enfrentam vários desafios, em grande parte devido às pressões para a sua privatização e necessidade de sustentar a sua autonomia e capacidade de tomar decisões académicas essenciais. Condição sine qua non para o sucesso de uma universidade de investigação é o financiamento adequado e estável.

Clicar no título acima para ler o artigo inteiro.

06 abril, 2011

ORDEM CONSTANTINIANA REUNE ESPECIALISTAS IBÉRICOS NA LUSÓFONA



Realizou-se no passado Sábado, dia 26 de Março, no Auditório Armando Guebuza, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no Campus Universitário do Campo Grande, em Lisboa mais um dos tradicionais Seminários de Estudos Temáticos, desta feita co-organizado pela Secção de Genealogia, Heráldica e Falerística e pela Secção de História do Património e da Ciência, da Linha de Investigação HISTÓRIA, MEMÓRIA E SOCIEDADE do CPES - Centro de Pesquisa e Estudos Sociais e, ainda, pelo Curso de História e Núcleo Lusófono da História, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com o Apoio da Delegação de Portugal da Academia Internacional de Heráldica e da Fundação SOUSA PEDRO.


Do programa fizeram parte as seguintes comunicações: A Milícia Constantiniana num documento português, por Jorge de Matos; Membros da Dinastia Real Portuguesa distinguidos com Ordens da Casa Real das Duas-Sicílias, por José Colaço; Ex-líbris heráldicos com a insígnia da Sagrada e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge, por Vítor Escudero; Direitos heráldicos dos Cavaleiros da Sagrada e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge, por Segismundo Ramires Pinto; Cônsules e vice-cônsules das Duas-Sicílias em Portugal, por Lourenço Correia de Matos; e, O reencontro com a antiguidade clássica e a agenda bourbónica, por Ana Cristina Martins.


As Sessões de Abertura e Encerramento dos trabalhos, foram Presididas pela Professora Doutora Ana Cristina Martins, em representação do Director do Curso de História, Professor Doutor Teotónio R. de Souza e, no último painel, usaram da palavra os Doutor Amadeo-Martín Rey, Vice Grande Auditor da Ordem Constantiniana, que veio de propósito de Madrid, para presenciar e participar nos trabalhos, e o Mestre Filipe Mendonça, Delegado da Ordem em Portugal.


Os trabalhos que se prolongaram, entre as 15 e as 19 horas, foram muito participados, já que se contabilizaram mais de quarenta presenças, sobretudo com a activa inscrição de muitos Alunos da Licenciatura de História. No final foram emitidos e distribuídos certificados de presença.