08 março, 2012

O EGIPTO: cultura, património e atualidade








Conferência pela
S.A.R. Príncipe
Osman Rifat Ibrahim





Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Auditório Armando Guebuza

Quinta-feira, 8 de Março, às 18.30 horas


O Departamento de História e o Grupo História, Memória e Sociedade (Secção de História do Património e da Ciência) do CPES – Centro de Pesquisa e Estudos Sociais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, organizaram uma Sessão Académica com a presença de S.A.I.R. o Príncipe Osman Rifat Ibrahim, do Egipto, Presidente do Real Instituto Mohamed Ali. Falou sobre O Egipto e o Império Otomano – cultura, património e actualidade.

O principe foi acolhido pelo Prof. Doutor Teotónio R. de Souza, Diretor do Departamento de História, e apresentado aos participantes pela Prof. Doutora Ana Cristina Martins, regente das disciplinas de Arte e Património no 1º ciclo de História. Também presente na mesa estava a Prof. Doutora Angela Montalvão Machado, Diretora da Faculdade de Ciência Política, Lusofonia e Relações Internacionais. Saudou o conferencista e manifestou a sua satisfação e interesse que a conferência tinha para a área da ciência política e relações internacionais.

Seguiu um debate, em que foram esclarecidas as dúvidas expressas pelos participantes acerca do papel dos militares e da irmandade no atual cenário da «primavera árabe». Ficou-se a saber que a irmandade é popular pelo seu papel de ajuda humanitária ao povo egípcio, mas tem sido pouco consistente a sua política nacional. Os militares constituem uma nova elite económica e industrial, particularmente indústria de armamentos.

O principe patrocina o Real Instituto Mohamed Ali, o fundador da última dinastia real do Egito. Podem consultar o link da página do Real Instituto para conhecer a sua história, apoios. Está associado ao Real Instituto em Portugal o nosso licenciado e especialista em Heráldica e Falerística, Dr. Vitor Escudero, membro fundador do Núcleo Lusófono da História na ULHT.

O principe presenteou os organizadores da sessão com um medalhão comemorativo do Instituto Mohamed Ali.

A conferência poderá ser ouvida muito em breve em iTunes U.