09 dezembro, 2012


150 ANOS DE DEBUSSY ANIMA SEMINÁRIO DE HISTÓRIA



No dia 6 de Dezembro, no Auditório Armando Guebuza, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ao Campo Grande, em Lisboa, com mais de meia centena de participantes, realizou-se o 5.ºSeminário de História do Património e da Ciência, desta feita dedicado ao compositor francês Claude Debussy (1862-1918) – O Homem, A Obra e O Tempo - de quem, neste ano de 2012, se comemoram os 150 anos do seu nascimento.

Esta jornada de investigação e estudos multidisciplinares, foi organizada pelo Grupo «História, Memória e Sociedade» (Secção de História do Património e da Ciência) do Departamento de História no CPES – Centro de Pesquisa e Estudos Sociais da FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da ULHT, com o apoio do NLH – Núcleo Lusófono da História, da Universidade Lusófona.

Integravam o painel de comunicantes Rui de Luna, Vítor Escudero, António Laginha, Maria de Jesus Cabral, Madalena Braz Teixeira e Ana Cristina Martins. Analisaram os tempos e as várias facetas da personalidade e da obra do compositor, que soube aliar a sua sorte e a sua capacidade de intervenção para deixar uma contribuição que desafia definições academicistas.

Sob coordenação científica da Professora Doutora Ana Cristina Martins e do cantor lírico Rui de Luna, este Seminário contou, ainda, com a participação de interpretações musicais ao piano por Pedro Ramos e declamação de poesia francesa por Sofia Aparício.


Vítor ESCUDERO
Núcleo Lusófono da História