07 agosto, 2008

Aljubarrota: Evento que mudou o rumo político nacional - Da terra para o mar!

Cumpre-se no próximo dia 14 de Agosto a comemoração – infelizmente envergonhada e algo desenquadrada das vivências do País real! – do aniversário da Batalha de Aljubarrota, uma das páginas mais significativas e gloriosas da nossa História.No campo mais pessoal, naquele que é se calhar o nosso mais íntimo “jardim secreto”, partilharei em Família, a mesma data, ainda que com uma outra justificação - que toca sensitivamente os nossos afectos e emoções – celebrando o meu 50º Aniversário natalício. Sem festas ou grandes gastos, que os tempos assim o não aconselham!Contudo, ante a amálgama informativa, alarmista e cinzenta com que se pinta o nosso futuro a curto e médio prazo, entendi que, corrido já mais de meio caminho do que será o meu percurso de vida; atingida a plenitude e a satisfação de um marido, pai e avô que se cumpriu com o tempo e as vicissitudes desse mesmo tempo; não precisando de dar mais justificação da minha plena consciência do dever cumprido em termos profissionais; tendo ainda muito por fazer em termos da meu contributo cívico e da minha dádiva de solidariedade para com a sociedade que me coube em sorte viver; é tempo de dar atenção a mim mesmo! Sem falsas modéstias, sem arrivismos ou egoísmos estéreis… eis - me, num tempo e num estádio, ou melhor, numa maneira de estar e de ser, em que sonhar e vibrar com os pequenos prazeres da vida, como brincar com os netos, ou conseguir o ex - líbris heráldico esgotado que persegui durante décadas, são a recompensa maior para esforços, sacrifícios e o muito “amor à camisola” da sobrevivência, muitas vezes castradora, em que não quero continuar a colaborar por desencanto ou baixar os braços!Revejo, por entre as memórias e experiência acumuladas, por entre as saudades colectivas e culturais do nosso desígnio comum, que o fulgor da ‘Ala dos Namoradas’ e a exemplaridade de Aljubarrota, tem que ter continuadores neste início, algo frustrante e anárquico, do século XXI em Portugal. Se me faltam as forças para desfraldar a bandeira do optimismo militante e encabeçar uma motim, um movimento de renovamento, fé e esperança nas nossas próprias qualidades como Pátria… Dou-me a mim próprio o benefício de acreditar que com trabalho, esforço, dedicação e empenhamento e estudo poderei optar pela gratificante e mágica condição de aluno cinquentenário, ainda comprometido, com o seu futuro de maior conhecimento, maiores aptidões, melhor preparação e ainda mais comprometido com um Futuro de maior e melhor qualidade cultural para o meu País!São já Saudades do Futuro, como diria o poeta, mas são as ilusões, os sonhos e as convicções que encontro para justificar, de mim para mim, a necessidade que senti e aqui partilho de me inscrever no Curso de História (Universidade Lusófona, Lisboa). Pelo orgulho em Portugal, pelo apelo sempre sentido e respeitador desse mágico mundo da Lusofonia, pela veneração pela instituição académica e Universitária. Por mim, próprio e pelo nome que herdei dos meus Maiores!

Vítor ESCUDERO
http://gloriainacselsis.wordpress.com/2008/08/07/comprometimento-com-of-futuro-cultural-de-portugal/

Sem comentários: