23 junho, 2010

SUCESSO NO FIM DO 2º ANO DO CURSO DE HISTÓRIA



Realizou-se, Sábado, dia 19 de Junho, o agendado "Seminário de Fim de Semestre" da cadeira de História do Coleccionismo e dos Museus em Portugal, cujo programa previa duas Visitas de Estudo, um Almoço-Tertúlia de Convívio e a Sessão de apresentação de trabalhos.

De manhã, visitámos a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, onde fomos guiados pelos Colegas Cátia Madeira e Paulo Medeiros, que ali deram conta da parte prática dos seus trabalhos de semestre.

Depois, rumámos ao chiado, onde visitámos o Museu Arqueológico do Carmo, onde teve lugar uma aula prática da Senhora Professora Ana Cristina Martins, coordenadora da Secção de História do Património e da Ciência, da linha de investigação História, Memória e Sociedade do CPES da nossa Faculdade e responsável da cadeira de História do Coleccionismo e dos Mudeus em Portugal.

Também, o colega Vitor Escudero e o Senhor Professor Arquitecto Segismundo Ramires Pinto, da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, a convite da Senhora Professora Doutora Ana Cristina Martins, apresentaram várias leituras heráldicas sobre algumas das peças que constituem a colecção permanente daquele museu.

No final desta segunda visita de estudo, teve lugar no Restaurante "Clara Chiado, ao Largo Rafael Bordalo Pinheiro, o Almoço-Tertúlia e de Convivio da nossa Turma que celebrou o encerramento do ano académico e o final do nosso 2º Ano de aulas do Curso de História. No decorrer do mesmo, com a presença de dezaseis (16) convivas, teve lugar a pública Homenagem à Senhora Professora Doutora Ana Cristina Martins, com a entrega de uma prenda colectiva e em que usou da palavra, em nome de toda a Turma, o Colega Armando Rebordão Correia.

Todas as Colegas presentes, foram também homenageadas, com significativas lembranças, neste caso frascos de doces caseiros oferecidos pelo Núcleo Lusófono da História.

De tarde, no Espaço Cultural Polivalente da Fundação SOUSA PEDRO, ao Chiado, teve lugar a Sessão de Apresentação de Trabalhos, com as intervenções dos Colegas Armando Correia, Anabela Pereira, Filipa Carvalho, Rui Alexandre e Cátia Madeira.

A meio da apresentação de trabalhos, a Fundação SOUSA PEDRO "mimou" toda a turma e convidados com um cocktail retemperado que a Todos muito agradou...

De manhã e de tarde, mostrando uma Frateria que se saúda e aplaude, a nossa Turma contou com a presença solidária de alguns Colegas da Turma do 1ª Ano do Curso de História e, ainda, com familiares de Colegas, numa saudável prática de convívio alargado que é motivo de orgulho e exemplo colectivo.

Todos estamos de Parabéns! Missão cumprida!

Descansemos pois, que bem o merecemos... sem, contudo, perder de vista o 3º (e último!) Ano da nossa conjunta caminhada académica!

BOOOOOAS FÈRIAS para TODOS!

Vitor Escudero

Sem comentários: