18 março, 2009

As Semanas Sociológicas Lusófonas

Eis o historial desta “instituição”: Clique no cabeçalho. Poucos terão a consciência, mesmo na Universidade Lusófona, onde as Semanas Sociológicas nasceram e cresceram, que elas têm sido um “laboratório científico”, onde surgiram as inspirações e as iniciativas que acompanharam o desenvolvimento da mais jovem e da maior Universidade privada portuguesa.

13 março, 2009

IX Oficina da História (Universidade Lusófona)


Realiza-se no dia 20 deste mês (Sexta-Feira) das 18.30 às 21.30 h no Auditório Victor de Sá da Universidade Lusófona no Campo Grande (Lisboa) a IX Oficina da História, organizada pelo Curso de Licenciatura em História e pelo Núcleo Lusófona da História.
O Curso de História tem mantido esta prática pedagógica-profissional desde o início do Curso no ano lectivo 1999-2000. São oportunidades para os discentes ouvirem dos mestres (não somente historiadores profissionais) como se faz a história. Desta vez a temática escolhida procura abordar o papel da História em reforçar a identidade local através da Memória. Outra preocupação alimentada pela reforma de Bolonha no Ensino Superior é ligar a Universidade à Sociedade. E o Campo Grande é a sociedade envolvente da Universidade Lusófona.

Os primeiros doutores em Ciência Política na Universidade Lusófona


A Universidade Lusófona foi a primeira Universidade portuguesa com uma licenciatura em Ciência Política. Está agora a chegar a fase da maturação com o 3º ciclo e seus primeiros doutorados.
Armando Rui Teixeira Santos, defendeu com grande sucesso na Universidade Lusófona (Campo Grande, Lisboa) a sua tese de doutoramento sobre a *Economia Política da Corrupção: Caso dos Estados Lusófonos*. A temática obrigou o investigador a uma interdisciplinaridade muito alargada e a cruzamentos de conceitos e abordagens próprias da Ciência Política, Economia, Direito e História. A tese foi orientada pelo Prof. Doutor Teotónio R. de Souza, Director do Mestrado em História Política, Económica e Social Lusófona (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa).
Doutor Armando Rui Teixeira Santos esteve à altura da arguição cerrada (como é costume nestes eventos) do Prof. Doutor João Casqueira (com formação em Ciência Política e Ciências Jurídicas) da Universidade Fernando Pessoa (Porto) e Prof. Doutora Fátima Roque, "ouro" (temos mais do que prata) da casa, formada em Economia e Econometria. A tese mereceu aprovação unânime com Distinção e Louvor.
O primeiro curso de Ciência Política nas Universidades portuguesas colmata assim a sua evolução e estão na calha outros doutoramentos com contribuições científicas que prometem melhorar a qualidade da vida politica nacional.
Doutor Rui Texeira Santos procede já para os EUA para participar num curso muito prestigiado e de difícil acesso: Georgetown Leadership Seminar of Edmund Walsh School of Foreign Service, Georgetown University, Washington DC.

08 março, 2009

Economia Política da Corrupção: Caso dos Estados Lusófonos

Realiza-se amanhã às 14.30 h no auditório Victor de Sá da Universidade Lusófona (Campo Grande) a defesa pública da tese de doutoramento do Dr. Rui Texeira Santos na área de Ciência Política e Relações Internacionais. A tese orientada pelo Prof. Doutor Teotónio R. de Souza será arguida pelo Prof. Doutor João Casqueira, coordenador de Mestrados em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Fernando Pessoa (Porto) e pela Prof. Doutora Fátima Roque, economista e professora catedrática da Universidade Lusófona.

A tese defende que a Corrupção é causa da Pobreza, porque os ganhos dos corruptos são inferiores às perdas no Bem-Estar nacional. Conclui também que na actual situação da crise financeira internacional uma maior intervenção do Estado poderá aumentar os níveis da corrupção. Uma das razões para isso é que o Estado dificilmente consegue controlar a si próprio.

A investigação para a tese baseia-se no Índice de Percepções de Corrupção da Transparency International (TI) e na análise da evolução macro económica dos Estados Lusófonos elaborada pelo banco de Portugal. Ela é complementada pela sondagem dos níveis da corrupção em Portugal e nos Estados Lusófonos. A sondagem foi efectuada com ajuda da empresa Pitagórica - Investigação e Estudos de Mercado Lda. As obras mais recentes sobre o tema fazem parte da bibliografia e são citadas, com destaque para os trabalhos de referencia de Susan Rose-Ackerman.

06 março, 2009

Revistas cientificas com livre acesso (História - Ciências Sociais)

Apesar da infeliz tendência em crescimento de vedar o acesso ao conhecimento limitando-o somente aos que têm recursos para comprar nos sites de SAGE, JSTOR e outros "mercadores de conhecimentos", temos a boa sorte de haver ainda 119 revistas de boa qualidade científica disponíveis para consulta em linha: http://www.doaj.org/doaj?func=subject&cpid=13

O desfecho da revista ISIM do Instituto Internacional de Estudos Islâmicos

Foi anunciado há dias que já não será publicada a revista ISIM do Instituto Internacional para Estudos de Islão no Mundo Moderno sedeado na Universidade de Leiden. Todavia os números publicados durante os últimos dez anos estarão disponíveis para consulta na seguinte morada:
https://openaccess.leidenuniv.nl/handle/1887/4946