13 março, 2009

Os primeiros doutores em Ciência Política na Universidade Lusófona


A Universidade Lusófona foi a primeira Universidade portuguesa com uma licenciatura em Ciência Política. Está agora a chegar a fase da maturação com o 3º ciclo e seus primeiros doutorados.
Armando Rui Teixeira Santos, defendeu com grande sucesso na Universidade Lusófona (Campo Grande, Lisboa) a sua tese de doutoramento sobre a *Economia Política da Corrupção: Caso dos Estados Lusófonos*. A temática obrigou o investigador a uma interdisciplinaridade muito alargada e a cruzamentos de conceitos e abordagens próprias da Ciência Política, Economia, Direito e História. A tese foi orientada pelo Prof. Doutor Teotónio R. de Souza, Director do Mestrado em História Política, Económica e Social Lusófona (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa).
Doutor Armando Rui Teixeira Santos esteve à altura da arguição cerrada (como é costume nestes eventos) do Prof. Doutor João Casqueira (com formação em Ciência Política e Ciências Jurídicas) da Universidade Fernando Pessoa (Porto) e Prof. Doutora Fátima Roque, "ouro" (temos mais do que prata) da casa, formada em Economia e Econometria. A tese mereceu aprovação unânime com Distinção e Louvor.
O primeiro curso de Ciência Política nas Universidades portuguesas colmata assim a sua evolução e estão na calha outros doutoramentos com contribuições científicas que prometem melhorar a qualidade da vida politica nacional.
Doutor Rui Texeira Santos procede já para os EUA para participar num curso muito prestigiado e de difícil acesso: Georgetown Leadership Seminar of Edmund Walsh School of Foreign Service, Georgetown University, Washington DC.

Sem comentários: