08 março, 2009

Economia Política da Corrupção: Caso dos Estados Lusófonos

Realiza-se amanhã às 14.30 h no auditório Victor de Sá da Universidade Lusófona (Campo Grande) a defesa pública da tese de doutoramento do Dr. Rui Texeira Santos na área de Ciência Política e Relações Internacionais. A tese orientada pelo Prof. Doutor Teotónio R. de Souza será arguida pelo Prof. Doutor João Casqueira, coordenador de Mestrados em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Fernando Pessoa (Porto) e pela Prof. Doutora Fátima Roque, economista e professora catedrática da Universidade Lusófona.

A tese defende que a Corrupção é causa da Pobreza, porque os ganhos dos corruptos são inferiores às perdas no Bem-Estar nacional. Conclui também que na actual situação da crise financeira internacional uma maior intervenção do Estado poderá aumentar os níveis da corrupção. Uma das razões para isso é que o Estado dificilmente consegue controlar a si próprio.

A investigação para a tese baseia-se no Índice de Percepções de Corrupção da Transparency International (TI) e na análise da evolução macro económica dos Estados Lusófonos elaborada pelo banco de Portugal. Ela é complementada pela sondagem dos níveis da corrupção em Portugal e nos Estados Lusófonos. A sondagem foi efectuada com ajuda da empresa Pitagórica - Investigação e Estudos de Mercado Lda. As obras mais recentes sobre o tema fazem parte da bibliografia e são citadas, com destaque para os trabalhos de referencia de Susan Rose-Ackerman.

Sem comentários: