18 maio, 2009

Revista História do Tempo Presente

“Novos Líderes: relações internacionais em tempo de crise”

Em mais um ciclo de crise econômica o capitalismo é colocado à prova. A flexibilidade e as flutuações cambiais não foram suficientes para conter a especulação do capital. A “força centrifuga” que opera como um mecanismo que envolve a todos os países na teia capitalista cria um jogo de relações internacionais, onde o interessante não é mais a supremacia, e sim a diplomacia entre as diferentes lideranças.

Neste novo contexto geopolítico, os líderes se apresentam como uma marca forte, onde a representação não demanda apenas poder, mas também, uma determinação social, étnica e histórica. Como exemplo desta afirmativa surgem líderes como: Evo Morales de representação indígena na Bolívia, Luis Inácio Lula da Silva de origem operaria no Brasil, Obama como ícone da liderança negra nos EUA, e a possível eleição da primeira dalit para presidência da Índia.
A sociedade demonstra que necessita de novos líderes, e comprova em ações concretas que esperam mudanças, mas seriam estas meras mudanças sociais, ou a própria crise demonstra o esgotamento de um modelo econômico que não precisa apenas de reformas, mas de uma superação, ou melhor, uma transformação.

Diante desta polêmica, a Revista História Agora espera trazer um debate intenso entre os líderes da atualidade, as relações internacionais e crise capitalista atual. Os Editores.

No entanto, a revista mantém-se aberta para outros temas do TEMPO PRESENTE. Os trabalhos deverão vir acrescentados de breve currículo do(s) autor(es), resumo, abstract, obedecer as regras citadas abaixo, e enviados para o endereço publique@historiagora.com

A Comissâo Editorial informa que a simples submissão dos artigos, resenhas ou qualquer contribuição par a Revista História Agora implica a automática autorização autoral.

Sem comentários: