19 dezembro, 2010

O Natal de 2010 - Curso de História na Lusófona


Realizou-se ontem, dia 18 de Dezembro de 2010 o já tradicional almoço de Natal do Curso de História da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O repasto foi precedido pela visita de estudo ao Museu do Chiado, integrada na Cadeira de História da Arte e Património III, do Curso de História da ULHT, inscrevendo-se de igual modo nas actividades promovidas pela Secção de História do Património e da Ciência do CPES, com o apoio do NHL - Núcleo Lusófono de História.

Em foco estava a exposição sobre o grande português Columbano Bordalo Pinheiro, um dos maiores nomes da arte contemporânea em Portugal. Esta mostra é composta por 75 obras, grande parte delas pertencentes ao museu que o próprio artista dirigiu entre 1914 e 1927.

A visita foi muito bem conduzida pelo nosso colega Vítor Escudero, que nos transportou literalmente para dentro do mundo do artista, integrando-nos na época e na própria personalidade e génio criativo de Columbano.

Depois desta viagem ao universo do artista, o grupo composto por elementos das três turmas do curso, liderado pela Sra. Professora Ana Cristina Martins, rumou em direcção à Galeria da Fundação Sousa Pedro, onde teve lugar um Porto de Honra e uma pequena sessão de entrega de presentes.

Finalmente descemos ao Rossio para o almoço que teve lugar no Restaurante Amo-te, que está situado dentro das instalações do Teatro D. Maria II. No repasto estiveram presentes os nossos docentes: Sr. Prof. Teotónio R. de Souza, Sra. Prof. Ana Cristina Martins, Sra. Prof. Maria Adelina Amorim, Sr. Prof. Manuel Antunes e como convidado de honra o Sr. Prof. Vítor Serrão, director do Curso de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O final do almoço foi também o momento em que se procedeu à passagem simbólica de testemunho dos cargos de secretário e tesoureiro do Núcleo Lusófono da História para os novos colegas do 1.º ano que ficaram encarregues de fazer continuar a meritória acção do Núcleo.

E assim terminou mais um almoço do Curso de História. Termino desejando que daqui a um ano estejamos todos reunidos de novo, para brindar aos recém-licenciados, aos finalistas e aos caloiros que de certeza chegarão para, também eles inscreverem o seu nome, e deixarem a sua marca no Curso de História da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

Paulo Medeiros

PS:

O relatório sobre a visita ao Teatro nacional D. Maria II ficará a cargo da Deolinda, que apresentou um excelente trabalho sobre o monumento emblemático da baixa de Lisboa.

Sem comentários: