04 novembro, 2008

Cara e coroa do dever cumprido!



Até 2005 completaram a licenciatura em História (Universidade Lusófona) 3 turmas com um total de 33 licenciados em História. Os primeiros licenciados após a adequação à reforma de Bolonha vão sair no fim deste ano lectivo, quando o Curso completar 10 anos da sua existência. O 2º ciclo do Curso produziu até agora 12 mestres.

Acaba de ser aprovado pela Direcção Geral do Ensino Superior pelo seu despacho de 27-10-2008 o funcionamento do 2º ciclo conducente ao grau de mestre em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que encaramos como um desafio para a segunda década da vida do Curso de História na Universidade Lusófona.

A antiquíssima expressão popular “cara e coroa”, associa-se sempre ao conceito de duas visões, complementares entre si e integrantes de uma única realidade. Dizia-me o meu avô Francisco da Veiga Campos que esta expressão é dos tempos da monarquia, quando as moedas tinham de um lado a real efígie e do outro as armas do reino, devidamente encimadas por uma coroa real, símbolo de soberania e independência. Outros contarão outras estórias…Mas, de expressão popular a designação técnica – frente e verso da mesma moeda – interessa-me, isso sim, a interpretação que dela hoje vulgarmente se faz. Tudo isto a propósito de uma realidade! Uma palpável, duradoura – contrariando muitas aves agoirentas! – feliz, responsável, independente, séria, coerente e consequente realidade: os 10 Anos do Curso de História, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Está já prevista para o dia 20 de Março a IX Oficina de História. Versará sobre GOA, antecipando assim a comemoração de 500 anos em 2010 da sua inserção no antigo Império português do Oriente, e considerada por Afonso de Albuquerque como a "chave de toda a Ìndia". Os goeses de hoje preferem que se comemore 1910, em vez de 1510! A Oficina estudará os diferendos na análise do passado histórico português no Oriente.

Entre outras iniciativas, programadas para comemorar, com dignidade, satisfação e orgulho este aniversário que é, também, efeméride viva e palpitante pois a história e memória já tão dilatadas deste curso, fundado em 1999, são factor que se aplaude e saúda, anuncia-se para breve um Seminário de Heráldica e Genealogia, organizado pelo Professor Doutor Benito Martinez. Que, como não poderia deixar de ser, conta desde já, com o alto patrocínio da Academia Internacional de Heráldica e com o empenho e inscrição de alguns dos seus Membros mais destacados.

Quase em simultâneo, vários ex - alunos e actuais alunos do Curso de História, com o apoio de alguns Professores do mesmo curso, organizam-se já num espontâneo movimento de solidariedade e fraternidade, cujo objectivo maior será a divulgação e apoio às actividades extra curriculares e fomentadoras da massa crítica do mesmo curso de História. Este grupo de trabalho que se deverá chamar Núcleo Lusófono de História, está aberto à participação de Todos! Sem excepções!

Ambos os eventos – “cara e coroa” – da nossa maneira de estar e de ser Professores e Alunos; de fazer um espaço de convívio, estudo e investigação multidisciplinar para os verdadeiros interessados; de dinamizar, de divulgar, de prestigiar e engrandecer o Curso de História da Lusófona, são dignos de registo e para a posteridade aqui fica ele! “Cara e coroa” da nossa satisfação íntima do dever cumprido!

Sem comentários: