26 janeiro, 2011

Vale a pena Apostar na História em Portugal?

Está lincado ao título um estudo-análise da historiodora-investigadora Ana Maria Rodrigues dos projectos propostos para o financiamento da FCT na área de História Medieval nos últimos 10 anos . Já em um caso, durante o mesmo período e no que diz respeito ao mesmo projecto apresentado a dois painéis diferentes em duas áreas científicas diferentes teve avaliações muitíssimo diferentes, e a causa de má avaliação por um painel residia no facto de um coordenador historiador português do painel nutrir sentimentos muito negativos contra o proponente do projecto!
Agora temos uma novidade. FCT não deu resposta às reclamações de vários investigadores-proponentes de projectos rejeitados na última avaliação. Aos IR's envolvidos a FCT enviou mensagens para que renunciem à reclamação até 4 de Fevereiro se quiserem voltar a propor o mesmo projecto para o novo concurso aberto! Não será isto em alguns casos juntar insulto à injúria?
Segundo o estudo acima mencionado (e lincado) "é necessário que haja, também, uma avaliação científica final, que permita apurar se os objectivos foram cumpridos, os indicadores de realização foram atingidos, os resultados obtidos permitiram verdadeiros avanços dos conhecimentos. E que seja dada a essa avaliação final uma ampla divulgação. Só assim se poderá dizer que o financiamento valeu a pena – e não apenas porque o dinheiro foi escrupulosamente gasto em “despesas elegíveis”. Só assim, também, será possível garantir uma qualidade crescente dos projectos apresentados e concretizados, que é afinal aquilo que todos desejamos."
Acrecente-se que se deseja maior transparência e menos trocas de influências nas decisões dos juris pretensamente internacionais, mas aparentemente abertos às manipulações dos vogais nacionais e de algumas instituições que privam com os membros estrangeiros e os convidam para os seus eventos em vésperas da avaliação dos concursos.

1 comentário:

Pedro Araújo disse...

Ó Professor, não será isto porque andam a cortar a torto e a direito nos subsídios/pensões/salários/incentivos?
A mim o Gov. recusou-me bem recentemente um subsídio ao qual eu tinha claramente direito, de incentivo à criação do próprio emprego.
O Estado é um assassino e um suicida!