04 novembro, 2008

Diálogos da / com História


De acordo com o espírito de Bolonha, o Curso de História da Universidade Lusófona (Campo Grande) vai inciar uma série de iniciativas no âmbito de "Diálogos com História", destinadas a combinar a formação dos licenciandos do curso de História e outros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona (Campo Grande) com os interesses da comunidade em geral. Trata-se da preocupação de associar a universidade com a sociedade e criação de competências.
A primeira destas iniciativas será um Seminário com duração semestral e de frequência semanal (3h) a partir do mês de Janeiro. Os externos interessados poderão inscrever-se mediante o pagamento de €50 e terão direito a certificado de participação e aproveitamento.
Os outros cursos previstos abordarão Turismo Cultural, Museus de Lisboa, Africanologia, História e Informática, Hitória e Jornalismo, Ciências Documentais, Paleografia, Lusofonia Asiática.

1 comentário:

Fernão, O Capelo disse...

Gostaria de saudar esta iniciativa. De facto, é necessário que a História se ligue à sociedade que dela está ávida (embora não o pareça). Nos meus contactos, nos mais diversificados círculos, tenho sempre verificado grande interesse em saber o porquê das coisas, quais as relações de causa-efeito que nos conduziram ao ponto onde nos encontramos. Compete à História, muito mais que a qualquer outro ramo do conhecimento, explicar e contextualizar os acontecimentos que, embora do passado, têm influência na actualidade. Para isso tem de munir-se de uma linguagem mais "terra-a-terra" e sair do seu reduto escolástico. É por isso que iniciativas como esta são tão importantes.